Cartas de líderes Siguiente carta Anterior carta

Mario Soares

Carta de Mario Soares a Felipe González solicitándole su apoyo para que el partido PAICV de Cabo Verde pueda adherirse a la Internacional Socialista y mientras tanto se le conceda el estatuto de observador. Mario Soares fue presidente de Portugal entre 1986 y 1996.

De Mario Soares
A Felipe González

Lisboa, 04-05-1990

Querido Felipe,

Escrevo-te a propósito duma diligência que o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Comandante Pedro Pires, fez recentemente em Lisboa, no sentido de que o seu Partido, o PAICV, possa aderir à Internacional Socialista.

Como é certamente do teu conhecimento, Cabo Verde é aquele que reúne, de entre os novos países independentes africanos que foram colónias portuguesas, as melhores condições para a instauração de um regime democrático, não só pelo número e pela qualidade dos seus quadros, mas também pelo nível cultural do seu povo. Estão em curso nesse país reformas constitucionais e estão previstas para este ano eleições gerais, com a participação de diversas forças políticas. O Comandante Pedro Pires e o Presidente Aristides Pereira foram os motores destas mudanças.

Penso, portanto, que seria desejável que o pedido do Comandante Pedro Pires tenha uma resposta favorável, visto que o país se encaminha para um regime plenamente democrático. Entretanto poderia atribuir-se ao PAICV o estatuto de observador.

Escrevi ao nosso amigo WiIly Brandt a propósito deste mesmo assunto.

Peço-te que aceites, meu caro Amigo, um forte abraço do seu velho amigo e admirador 

[Firmado]